Nos últimos anos um dos assuntos mais falados no ramo de beleza e moda, especialmente entre a mulherada, é a tal da Coloração Pessoal. Não tenho dúvidas que as redes sociais contribuíram muito para a popularização da Coloração Pessoal. Afinal, bastam poucos minutos rolando uma página de uma rede social para esbarrar em um vídeo mostrando o resultado “mágico” que as cores podem fazer em uma pele.
Com o aumento da procura pelo serviço, cresceu também o número de consultores junto com a variedade de métodos para realizar o teste de coloração. Em contrapartida, aumentou o número de pessoas se perguntando: eu preciso mesmo de fazer minha Coloração Pessoal? Vou ficar preso em uma cartela de cores? Da mesma forma, começaram a aparecer pessoas afirmando que não é preciso descobrir suas cores, que isso tudo é inútil, sendo apenas uma forma de tentarem te moldar a certos padrões… Será?
Você precisa saber 03 pontos básicos:
– O que é Coloração Pessoal?
– Como ela vai influenciar (não impor) desde sua imagem até sua autoestima?
– Qual método devo escolher?

O que é Coloração Pessoal?
Em termos simples, Coloração Pessoal é um teste que irá descobrir quais tons de cada cor mais valorizam sua pele, bem como acabamento de maquiagem, acessórios, estampas, cor de cabelo, enfim, tudo que envolva cor em você. E, ao contrário do que possam pensar, não está relacionado à quantidade de melanina da pele, se é uma pele preta, parda, branca, etc.
Antes, está relacionado aos “alicerces” que constroem nossa pele. Chamamos isso de subtom da pele, ou seja, o que está sob, por de baixo, da pele visível. São 03 os principais elementos que “constroem” a pigmentação da nossa pele: melanina, caroteno e hemoglobina. Com uma combinação única desses pigmentos se formou a sua pele. Por conta dessa combinação, você pode realçar ainda mais sua beleza única, quando usa cores nos tons certos que trabalham bem sua pele. A Coloração Pessoal está encarregada de desvendar sua pele. Como conseguimos?
Encontrando suas cores
Antes de tudo, cada tom de cada cor existe devido ao equilíbrio de 03 dimensões: temperatura (o quanto a cor é fria ou quente), profundidade (o quanto a cor é clara ou escura) e intensidade (o quanto a cor é viva ou desbotada). No método Sazonal Expandido Completo, desenvolvido por mim em 2020, separamos as peles em 16 tipos, cada tipo com essas 03 dimensões em proporções diferentes. Usamos tecidos com cores em cada uma dessas dimensões para ver como a pele reage a cada dimensão.
Veja o exemplo ao lado. Vemos uma pele que é valorizada em cores quentes, escuras e vibrantes. Cada um dos 16 tipos de pele recebe o nome de uma das 04 estações do ano, seguido de um sobrenome que o identifica das outras. No caso em questão, a cliente é da cartela de Outono Intenso, a mais encontrada no Brasil. Veja o post completo da análise aqui.


Coloração Pessoal: você no controle
Recebi minha cartela, e agora? Primeiramente, saiba que você não está presa a essas cores, fadada a usar apenas sua cartela pelo resto de sua vida. Pelo contrário, agora você está totalmente livre, como CEO e proprietária (o) da sua própria vida, sabendo como e porquê escolher determinada roupa.
“Mas eu não deveria usar sempre minha cartela para ter minha pele e aparência valorizadas? ”
A reposta é NÂO. Apesar de saber a paleta de cores que vai te deixar mais bonita (o), existe algo em nós mais forte que a vontade de ficar apresentável: o estilo pessoal, ou seja, nosso gosto pessoal. Criei uma frase que resume bem isso: a felicidade existe em todas as cartelas. Não é porque sua cartela só tem cores desbotadas que você estará proibida (o) de usar cores vibrantes.
Então qual o motivo de fazer minha Coloração Pessoal? Conhecimento! Já ouviu falar que conhecimento liberta? Esse é o ponto. Ao passo que antes você somente escolhia cores de acordo com seu gosto pessoal, de agora em diante saberá que dia precisa de mais maquiagem para corrigir uma cor que não te favorece, ou poderá escolher um look todo na cartela para uma ocasião muito especial em que para você, estar bem e bonita (o) é o mais importante.

Além disso, usar suas cores está diretamente relacionado com sua autoestima. Como assim? Quem não gosta de receber elogios? Imagine que está num dia mais depressivo, escolheu uma blusinha qualquer, uma calça qualquer, um calçado qualquer, pois nesse dia você não está se importando com você mesma (o). Mas, você já havia comprado suas roupas nos tons da cartela. E por isso, mesmo sem ter esse objetivo em mente, está muito bem! No emprego, várias pessoas dizem: “Uau, como você está bonita (o)!”. Por onde passa, todos dizem como está bem! Como acha que estará seu humor e autoestima no final do dia? Assim relataram várias clientes que atendi após saberem sua cartela de cores.
Agora imagine se sua cartela de cores seja igual ao seu gosto pessoal? Você usaria com prazer suas cores, se sentindo, e estando, um arraso!

Qual método de Coloração Pessoal devo escolher?
Antes de tudo, caro leitor, saiba que é uma decisão sua escolher o método usado no seu atendimento. Como consultor, eu pesquisei muito sobre qual método oferecer, algo que me faria entregar o melhor e mais preciso resultado para meus clientes. Como não achei nada no mercado que realmente atendesse todas a belezas que existem, eu criei o método Sazonal Expandido Completo com 16 cartelas. Mas vou explicar os métodos mais famosos para você conseguir decidir.

Método Sazonal, com 4 estações:
Esse método foi o ponta pé inicial na coloração, lá na década de 80. Ponto positivo: ele é mais fácil de entender. No entanto, tem uma gama pequena de variáveis, e por isso, algumas cores da cartela ficam ótimas enquanto outras ficam bem a desejar. Nesse método, as peles são separadas assim: para cores frias, vivas e escuras, temos o Inverno; para as cores frias, desbotadas e claras, o Verão; paras as cores quentes, vivas e claras, a Primavera; e por fim, para as cores quentes, desbotas e escuras, o Outono.
Método Sazonal Expandido, com 12 estações:
Esse método se popularizou na década de 90, e até hoje é o mais utilizado no Brasil. Seus pontos positivos: ele mostrou que algumas peles precisavam de cores mais “mornas” (neutras). Também mostrou que dentro de cada estação, havia diferenças importantes que deveriam ser respeitadas. Agora, cada estação tinha 03 cartelas:

- Inverno Frio/Puro, para quem aceitava cores bem frias, vivas e escuras; Inverno Escuro, para quem aceitava cores “mornas” esfriadas (neutras), bem escuras, e um pouco vivas; Inverno Brilhante/Intenso, para quem aceitava cores “mornas” esfriadas, bem vivas, mas só um pouco escuras.
- Verão Frio/Puro, para quem aceitava cores bem frias, desbotadas e claras; Verão Claro, para quem aceitava cores “mornas” esfriadas, bem claras, e menos desbotadas um pouco; Verão Suave, para quem aceitava cores “mornas” esfriadas, bem desbotadas, e não tão clarinhas.
- Primavera Quente/Pura, para quem aceitava cores bem quentes, vivas e claras; Primavera Clara, para quem aceitava cores “mornas” esquentadas, bem claras, e menos vivas; Primavera Brilhante/Intensa, para quem aceitava cores “mornas” esquentadas, bem vivas, e não tão claras.
- Outono Quente/Puro, para quem aceitava cores bem quentes, desbotadas e escuras; Outono Escuro, para quem aceitava cores “mornas” esquentadas, bem escuras, mas não muito desbotadas; Outono Suave, para quem aceitava cores “mornas” esquentadas, bem desbotadas, mas não muito escuras.
No entanto, seu lado negativo é que se, como exemplo, sua pele precisa de cores quentes, escuras e vivas, o consultor vai ter que te colocar em uma cartela e adaptar ela para você. É comum darem para uma pele assim duas cartelas, como Outono Escuro e Primavera Brilhante/Intensa; ou darem um Outono Quente/Puro, mas que aceita algumas cores da Primavera Quente/Pura. Mas no fim, você nunca conseguirá usar plenamente sua cartela, precisando recorrer a outras.
Método 4×4 (por Ferial Youakim), com 16 estações:
Esse método de Coloração Pessoal se popularizou um pouco mais nos Estados Unidos. O lado positivo é que ele abrange todas as características que podemos ter nas peles. Entretanto, ele não aborda a pele “morna” (neutra), o que na minha visão faz muita diferença. Outro ponto negativo são suas cartelas mais confusas. À primeira vista, parece interessante, mas acho bem confuso, já que ele não tem uma definição muito nítida entre as cartelas. Nesse método temos:

- Pure Winter (Inverno Puro), com cores frias e escuras; Shaded Winter (Inverno Escurecido), com cores frias e bem escuras; Toned Winter (Inverno Suavizado), com cores frias, escuras e um pouco desbotadas; Tinted Winter (Inverno Clareado), com cores frias e menos escuras.
- Pure Summer (Verão Puro), com cores frias e claras; Shaded Summer (Verão Escurecido), com cores frias e menos claras; Toned Summer (Verão Suavizado), com cores frias, claras e mais desbotadas; Tinted Summer (Verão Clareado), com cores frias e bem claras.
- Pure Spring (Primavera Pura), com cores quentes e claras; Shaded Spring (Primavera Escurecida), com cores quentes e não tão claras; Toned Spring (Primavera Suavizada), com cores quentes, claras e mais desbotadas; Tinted Spring (Primavera Clareada), com cores quentes e bem claras.
- Pure Autumn (Outono Puro), com cores quentes e escuras; Shaded Autumn (Outono Escurecido), com cores quentes e bem escuras; Shaded Autumn (Outono Suavizado), com cores quentes, escuras e mais desbotadas; Tinted Autumn (Outono Clareado), com cores quentes e menos escuras.

Método Sazonal Expandido Completo (por Hugo Vincenzo), com 16 estações:
Método de Coloração Pessoal criado para resolver todos esses problemas dos outros métodos, trazendo assim, mais coerência e precisão nos resultados. Cada pele tem sua cartela exclusiva, sem precisar de usar outras cartelas. Tudo é mais claro e lógico. No entanto, é um método recente, desenvolvido em 2020, e por isso muitos consultores “juram juradinho” que não é necessário, ou dizem que não tem muita informação sobre essas cartelas a mais.
Qualquer consultor que quiser aprender sobre esse método incrível pode fazer os cursos únicos da Chromosoma. Os cursos já estão em circulação desde 2021. Também podem ler o livro A Cor do seu Corpo, publicado em 2022, que explica sobre o método.
Nesse método temos as seguintes cartelas:
- Inverno Puro, para as belezas que pedem cores bem frias, vivas e escuras; Inverno Escuro, para as belezas que pedem cores “mornas” esfriadas, bem escuras e vivas; Inverno Intenso, para as belezas que pedem cores “mornas” esfriadas, bem vivas, e levemente escuras; Inverno Suave, para as belezas que pedem cores bem frias, desbotadas, de médias à escuras.
- Verão Puro, para as belezas que pedem cores bem frias, desbotadas e claras; Verão Suave, para as belezas que pedem cores “mornas” esfriadas, bem suaves e não tão claras; Verão Claro, para as belezas que pedem cores “mornas” esfriadas, bem clarinhas, mas nem tão desbotadas; Verão Intenso, para as belezas que pedem cores bem frias, claras e vivas.
- Primavera Pura, para as belezas que pedem cores quentes, claras e vivas; Primavera Clara, para as belezas que pedem cores “mornas” esquentadas, bem clarinhas e não tão vivas; Primavera Intensa, para as belezas que pedem cores “mornas” esquentadas, bem vivas, e menos claras; Primavera Suave, para as belezas que pedem cores quentes, claras e desbotadas.
- Outono Puro, para as belezas que pedem cores quentes, escuras e desbotadas; Outono Escuro, para as belezas que pedem cores “mornas” esquentadas, bem escuras, mas não muito desbotadas; Outono Suave, para as belezas que pedem cores “mornas” esquentadas, bem desbotadas e não muito escuras; Outono Intenso, para as belezas que pedem cores bem quentes, vivas e de médias à escuras.
Agora, com todas essas informações nas mãos, você está pronta (o) para um novo capítulo em sua vida. Definitivamente, você poderá assumir o controle da sua imagem!
É possível fazer a Coloração Pessoal online? Descubra!