fbpx

CORES UNIVERSAIS funcionam?

Depois de muitos pedidos vou trazer minha visão sobre as cores universais, que é baseada no meu conhecimento técnico de cores. Para isso, trouxe dois tons de verde das cores universais: verde garrafa e verde esmeralda.

Eu não uso cores universais porque não acho que são realmente boas para todas as peles. Se o termo fosse “cores genéricas” ia incomodar menos. Até aceito cores serem usadas por várias cartelas, mas cores que todos poderiam investir quando não sabe a cartela, acho complicado. Acho que a pessoa erraria menos se perguntasse qual cor gostam nela e repetir aquela dimensão.

Mas aqui vim falar do lado técnico. Quem defende as cores universais diz que elas são equilibradas em temperatura, intensidade e profundidade. Será?

Existe um sistema de cores chamado HSL (Hue, Saturation, Luminance) ou Matiz, Saturação e Luminosidade. Ele mede qual a cor matiz, quanto de saturação e quanto de profundidade tem em cada cor. Como será que são essas duas cores tidas como universais?

O Verde Garrafa é feito de uma matiz verde azulado (166°, são medidos como os ângulos. 0° é vermelho puro, 180° é ciano). Sua intensidade é de 63%, ou seja, acima da metade um pouco. Sua profundidade é de 23%, ou seja, uma cor escura mais próxima do preto.

O Verde Esmeralda é feito da mesma matiz do verde garrafa, 166°. Sua intensidade é de 100%, ou seja, totalmente intensa. Sua profundidade é de 27%, ou seja, uma cor escura indo para o preto.

Na imagem abaixo temos uma comparação que mostra que o Verde Garrafa é bem frio. O azul corrente do Caribe vem do ciano, um azul frio e tem mesma saturação e luminância do Verde Garrafa. No lado quente, o verde azeitona vem da matiz de amarelo, mas aí escurecer se torna esse verde bem quente. Veja que o verde garrafa vem de um verde bem azulado e frio. Se fosse mais desbotado, até iria esquentar mais, já que cores frias quando desbotadas esquentam. Mas nessa saturação alta, é um verde frio.

Na próxima imagem vemos o mesmo com o Verde Esmeralda. Ele vem da mesma matiz fria, mais próximo do azul ciano escuro e bem longe dos verdes quentes como o Oliva.

Nessa imagem coloquei o que seria matematicamente uma cor “universal”. Teria 50% de intensidade e de profundidade.

Observe que temos o Turqueza médio vindo da matiz do ciano e o lima suave vindo da matiz do amarelo. Exatamente no meio temos o verde limão que vem da matiz do verde puro. Mas como o verde puro é uma cor neutra indo para quente, acho que a cor ideal para a neutralidade seria mais para a esquerda, um verde chamado Irish Green.

Mas vejo ele funcionando melhor nas estações neutras. Ele seria um verde claro para as estações escuras, um verde escuro para as estações claras, um verde suave para as intensas e um verde intenso para as suaves. Não vejo funcionando bem nas estações puras já que temperatura é algo muito importante.

Deixa seu comentário do que achou desse post mega didático e nerd. Tem muita gente que precisa saber disso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *